Brasil registra 1.124 mortes por Covid-19 neste sábado(11/4); 68 óbitos em 24h


Por José Loiola Neto

Neste sábado(11/04/2020), o Brasil chegou a marca de 1.124 mortes por Covid-19, foram 68 óbitos em 24 horas entre sexta-feira e sábado. Há um mês, desde que a Organização Mundial da Saúde-OMS declarou a pandemia de coronavírus o país já chegou a 20.727 pessoas infectadas, isso representa 1.089 novos casos em apenas 24 horas. 

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas tem o maior número de pessoas infectadas por coronavírus e mais mortes. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde-MS, divulgado durante a coletiva de imprensa no final da tarde deste sábado, em Brasília. 

O secretário de vigilância em saúde Wanderson Oliveira reiterou que a população tem que manter os hábitos básicos de prevenção. Segundo ele, o momento é de todos pensar em distanciamento social, lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, usar as máscaras, se estiver doente ficar em casa.

- As medidas de higiene de etiqueta social e as medidas de distanciamento social são as únicas e mais eficientes armas que nós dispomos no momento.

O secretário disse que as medidas de prevenção como estratégia de isolamento social são definidas por prefeitos e governadores e informou que o Ministério da Saúde já disponibilizou uma calculadora para os gestores nesse planejamento.

- Ele vai colocar que medidas ele colocou , quantos casos tem, qual o padrão da transmissão na sua localidade, se está tendo uma transmissão ultra-acelerada, menos acelerada, se adotou alguma medida de isolamento social ou não, esses parâmetros são inseridos na calculadora e a calculadora dá pra ele conforme a escolha, se é pra uma semana, um mês, dois meses.

Quanto a meta do governo de ofertar 30 mil leitos de UTI´s, o secretário executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo explicou como está o andamento das negociações.

- Na verdade, 15 mil estão bem encaminhadas, 8 mil já contratados, 7 mil para serem contratados esta semana, os demais são esses que ainda estamos tentando importar, logo que forem importados já vão ficar a disposição, mas não serão distribuídos aleatoriamente, eles ficarão para atender as necessidades como estas, Fortaleza e Manaus estão precisando, vamos mandar.

Conforme o secretário executivo, o país possui 55 mil leitos de UTI´s, a maior parte- 27 mil são do SUS, e os demais da saúde complementar. A próxima coletiva com membros do Ministério da Saúde está prevista para segunda-feira. 

Postar um comentário

0 Comentários