Oposição ganha rumo e prumo; encontra pai e mãe para lhes guiar; mas terão pela frente a maior liderança da história de EV

Tufy Holanda e Fernando Moura ocuparão
espaço que estava ocioso há vários anos

A oposição de Elesbão Veloso, encontrou nas lideranças políticas Tufy Holanda-PL e Fernando Moura-PL, agora rumo e prumo; pai e mãe para lhe orientar, guiar e ensinar. Antes desvalida de grandes lideranças políticas que de fato entendesse de traquejo e articulação política. O fato é que nas últimas eleições foram derrotados em 99% dos cenários, sem esboçar nenhuma dificuldade para o prefeito Ronaldo Barbosa.

A duas lideranças já citadas trazem consigo a vereadora Elizeth Vieira e a ex-prefeita Rosa Moura, a oposição agora terá alguém para chamar de líder. 

Lideranças essas já comprovadas e tarimbas através das urnas. Agora terão a missão de barrar a sequência vitorioso da maior liderança política de Elesbão Veloso, prefeito Ronaldo Barbosa.

Nas últimas 11 eleições, o prefeito se saiu vitorioso em todas as batalhas, dando maioria para seus deputados, senadores e governadores, a única exceção foi na eleição de 2010 quando não conseguiu dar vitória na cidade (Elesbão Veloso) ao senador na época, João Vicente Claudino, que também venceu em poucas cidades do estado, inclusive nem tendo ido ao segundo turno, que foi vencido por Wilson Martins em cima do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. 

Naquela eleição Wilson Martins através do prefeito Dr. Dezinho Moura obteve 3.942, contra 3.362 de João Vicente apoiado por Ronaldo Barbosa, uma maioria de 580 votos, conforme consta no site do TSE.

Mas se Ronaldo Barbosa não deu vitória a JVC em 2010, o fato não ocorreu com a votação para deputado estadual, sendo esta a votação parâmetro pela classe política para aferir a popularidade e liderança política dos envolvidos para a eleição seguinte, que no caso foi 2012. 

Naquela eleição o atual prefeito que estava fora do poder, conseguiu transferir mais votos para o seu deputado estadual na época, João Madson. Foi um total de 2.539 contra 2.091 para Lilian Martins, apoiada por Dr. Dezinho Moura que estava sentado na cadeira de prefeito. Sendo uma maioria de 448 votos.

O fato é que desde 01 de outubro de 1996, o atual prefeito não sabe, nem sente o sabor amargo da derrota o que o faz ser conhecido no meio político estadual como o "Rei dos Votos". A prova é que o senador Ciro Nogueira-PP e o atual governador Wellington Dias-PT atende a todos os seus pedidos e desejos.

A queda do prefeito é uma tarefa que será articulada e monitorada pelas lideranças Tufy Holanda, atual vice-prefeito e pelo vereador Fernando Moura este cotado e sendo o melhor nome para compor na chapa de vice oposicionista. 

Os dois tem por trás ou pela frente a serenidade da vereadora Elizeth Vieira, essa a mais cotada para ser a candidata a prefeita, e o empenho e experiência política da ex-prefeita Rosa Moura, a única e última que fez o atual prefeito sentir e experimentar o sabor amargo da derrota.

As novas lideranças ocuparão um espaço que estava ocioso, onde na última vez que se movimentou pra valer foi feito pelo próprio prefeito Ronaldo Barbosa entre os anos de 2010 e 2012, quando deixou o governo e rumou pra oposição. Naquela eleição aplicou uma das maiorias vitórias da política de Elesbão Velos, foram 4.086 (quatro mil e oitenta e seis votos) de maioria.

Postar um comentário

0 Comentários