CONQUISTA: Estudante de escola pública, jovem professora Carla Bandeira conclui mestrado em São Paulo.

Jovem professora Carla Bandeira acaba de concluir mestrado em biotecnociência

Por José Loiola Neto

Com trajetória colegial construída em escola pública desde as séries iniciais até a conclusão do ensino superior, a jovem professora Carla Carolina Silva Bandeira realizou um sonho pessoal ao concluir semana passada pela Universidade Federal do ABC em Santo André-SP mestrado em biotecnociência-BTC. 

Graduada em Química pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI Campus Poeta Torquato Neto(Teresina-PI), em entrevista ao Portal T4, Carla Bandeira destacou em princípio sobre a conclusão do curso na capital piauiense. 

- Terminei em 2016 e já em 2018 prestei a seleção para fazer a pós-graduação em Santo André-SP. Desde então estou nessa caminhada, enfrentando muitos desafios porque tive que deixar tudo, família, amigos, trabalho, daí ingressei na pós-graduação em biotecnociência, um curso multidiciplinar que envolve química, física, biologia e engenharia. 

Na última quinta-feira(28/05/2020), Carla fez a defesa do projeto, centrado a partir da pesquisa de um peptídeo que forma nanoestrutura modelo a fibras beta-amilóides e estas formam placas encontradas no cérebro que tem Doença de Alzheimer. 

- A ideia é estudar a formação desse material tendo em vista desenvolver e chegar tanto a cura da doença bem como alguns métodos capazes de reverter os níveis avançados desta doença que acomete idosos e as vezes causa danos irreversíveis. 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus(COVID-19), onde se pede o distanciamento social como forma de evitar a disseminação do vírus os concludentes do curso tiveram que se reinventar para promover a defesa de suas teses.

- Tivemos que nos adaptar a essa nova forma, a minha defesa não pôde ser presencial, até porque a UFABC está sendo um dos hospitais de campanha para receber pacientes com a Covid-19, então a defesa foi on-line por meio de uma plataforma desenvolvida pela universidade. 

Indagada acerca da contribuição às pessoas que convivem com Mal de Alzheimer, a professora mestre explicou que a intenção foi alcançar e atender ao público que convive com o problema, na medida em que não há ainda conhecimento suficiente sobre a doença.

- A minha ideia é justamente ajudar nessa área científica para desenvolvermos algo que pudesse chegar a cura ou retrocesso da doença, e os resultados que foram obtidos através da minha pesquisa foram bem satisfatórios, porém é algo que a gente ainda vai dá continuidade afim de se chegar a resultados mais satisfatórios com a ciência. 

A professora mestre ressalta que por se tratar de uma doença neuro-degenerativa, bastante comum em pessoas idosas e por ainda não ter cura, a ideia da tese de culminância do mestrado de Carla Bandeira é justamente propor um tratamento futuro para esta patologia. 

Carla é um dos 3 filhos do casal e Maria do Carmo e Francisco Bandeira, este natural de Elesbão Veloso. Na entrevista, ela disse que a intenção em princípio quando ainda fazia o ensino fundamental era cursar enfermagem inspirada numa tia que ela disse nutrir muita admiração só que a paixão por Química transcendeu e lhe fez mudar de decisão. 

-  Eu admiro muito essa questão de cuidar das pessoas, só que no ensino médio quando eu passei a ter contato com a disciplina eu me encantei e desde então eu objetivei isso, me formar em química.

Passada essa etapa de estudos, a professora Carla Bandeira almeja galgar novos espaços e se prepara para novas fases, assim sendo, ela aguarda a seleção para o doutorado na mesma área, procurando contribuir para o combate ao novo coronavírus.

- O projeto que eu pretendo desenvolver durante o doutorado é nessa área do Covid-19, eu pretendo encerrar o doutorado, voltar para o Piauí, prestar um concurso e procurar contribuir com a educação do meu estado. 

Postar um comentário

0 Comentários