HONRARIA: CVE estende homenagens a 4 personalidades do esporte em Elesbão Veloso.

Por José Loiola Neto

Por ocasião do 5º Encontro dos Veteranos, previsto para sábado(26/12/2020), quatro personalidades em Elesbão Veloso serão agraciadas com placas de honraria em homenagens aos seus feitos no esporte local. 

Num primeiro momento o evento promovido pelo Clube dos Veteranos de Elesbão-CVE acontece no Estádio Nogueirão, onde estão previstas partidas amistosas. O evento terá transmiss~~ao do Portal T-4 por meio das plataformas Facebook e You Tube. 

A culminância do Encontro dos Veteranos acontece no Clube Recretativo Elesbonense-CRE, espaço que servirá para ato de confraternização entre os boleiros e entrega de comenda aos homenageados. 

Este ano, o CVE vai homenagear os ex-desportistas João Soares da Silva e Francisco de Jesus Madeira, o "Chagas Madeira"(ambos in memória), o diretor do Departamento de Esporte e Arbitragem do Médio Parnaíba-DEAMP e idealizador do CVE Manoel de Jesus Ribeiro de Morais, o "Manelão" e o radialista, cronista esportivo e professor José Loiola Neto, o "Zé Neto". 

UM BREVE HISTÓRICO DOS HOMENAGEADOS

CHAGAS MADEIRA

Foi açougueiro e agricultor. Como político, em 1988 concorreu à Câmara de Elesbão Veloso, não logrando êxito nas urnas. Como desportista, Chagas Madeira foi importante para a fundação do Sport Clube Rua do Fio em 1975. É pai de Nato Madeira, figura apaixonada por esporte e Lourival Madeira, que acumula passagens como atleta e treinador da Rua do Fio. Chagas Madeira faleceu em 2008. 


JOÃO SOARES

Figura de destaque no campo empresarial em Elesbão Veloso, especialmente durante as décadas de 1960, 70 e 80, era dono de estabelecimento comercial na Avenida João XXIII. Participou diretamente da vida política na cidade, com visão aguçada e crtítica tinha ideais fortes nesse segmento. No campo esportivo, João Soares foi sem dúvidas um dos maiores incentivadores da seleção elesbonense, prova disto é que não media esforços para vê o escrete local indo bem em intermunicipais, é pai do excelente lateral-direito Idê. Coincidentemente João Soares e Idê desapareceram da vida terrena em 2014.


MANELÃO

Tem um currículo vasto. Filho de Zulmira Morais e Otavinho Ribeiro desde cedo mostrou sua inquietude não apenas para o esporte, mas para a arte, cultura, social etc. Muito jovem, foi professor, assessor de imprensa, bancário, desenvolveu outras tantas atividades. Em Elesbão Veloso, realizou o primeiro Copão Rural e Copa Cidade, a primeira seresta, carnaval de rua e carnaval fora de época. No esporte, passaria o resto do dia elecando os seus feitos. Foi treinador da Rua do Fio numa época áurea de muitas conquistas e revelações de vários atletas. Teve passagens também pela seleção local. Deixou Elesbão Veloso e rumou para Barro Duro em 1997, onde permanece até hoje. Como diretor do DEAMP, e responsável por inovar e revolucionar o futebol no Médio Parnaían, tendo realizado diversos torneios, sendo o de maior destaque a famosa Copa AMPAR.

JOSÉ LOIOLA NETO

Radialista desde 1994, quando começou na AM Vale do Coroatá, muito antes disso, já era apaixonado por rádio. Mudou para FM Eldorado em 1998 e permanece até os dias atuais. Primeiro filho de uma prole de cinco filhos do casal Francisco Bezerra e Raimunda Loiola, ano passado, principiou suas transmissões como narrador de jogos na Copa Cidade de Elesbão Veloso através da TV Gira Bola. Por formação é professor de Biologia(efetivo na rede estadual) com pós-graduação em Educação Ambietal. Acompanhou e realizou cobertura de diversos eventos não apenas esportivos em Elesbão Veloso e em outro pontos do estado, em seu acervo constam centenas de entrevistas em quase 27 anos de carreira no rádio.



Postar um comentário

0 Comentários