Elesbão Veloso: secretária de educação Reisinha Oliveira faz balanço das atividades em 2020 e projeta ano letivo 2021.

Professora Reisinha Oliveira, secretária de educação em Elesbão Veloso

Por José Loiola Neto

Em conversa recente com nossa reportagem, a secretária de educação de Elesbão Veloso detalha começo do ano letivo. Maria Reis Oliveira, a Reisinha, reempossada ao cargo no último dia 4 de Janeiro disse em princípio que em razão da pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 foi bastante desafiador para todos, visto que foi preciso a reinvenção de cada um. 

Na educação não foi diferente, os profissionais precisaram se adequar a novos métodos de ensinos para que os alunos não ficassem totalmente prejudicados e sem atividades.

- Temos a consciência de que foi muito difícil para o professor, mas temos a certeza de que mais difícil foi para o aluno e seus pais, justamente pela falta do professor. 

Durante o ano passado, apenas o aplicativo WhatsApp e atividades impressas foram ferramentas básicas para complementação do ano letivo, que teve aulas interrompidas no dia 17 de Março. 

- Ao tomar essa decisão, sabíamos que nem todos tem acesso a internet, um bom celular, computador o meio para assistir as aulas, por isso também colocamos a disposição as atividades impressas.

A secretária Reisinha Oliveira disse estar consciente de que muito há de ser repensado para o novo ano letivo. Nesse particular, quando se pensa na retomada das aulas presenciais, ela reconhece ser prematuro qualquer decisão a ser tomada, considerando o momento atual, no que diz respeito a pandemia que ainda enfrentamos. 

- Apesar de nós sermos um município autônomo, temos o nosso sistema próprio de ensino, mas a gente segue orientações do Conselho Nacional de Educação-CNE, do Conselho Estadual de Educação-CEE e da União dos Dirigentes Municipais de Educação-Undime, órgão que orienta os municípios. Portanto, estamos aguardando orientações. 

Sobre as matrículas abertas quarta-feira passada dia 13, se prolongando até sexta-feira, dia 22 de Janeiro, a secretária lembrou aos pais que os alunos já matriculados ano passado não precisarão ter pressa para ir a escola. 

- Nesses casos, a vaga do aluno está automaticamente assegurada. Temos vaga para todo mundo.

A secretária pediu cuidados, tendo em vista evitar aglomerações, lembrou da importância do distanciamento social, uso de máscara facial e álcool em gel no momento da realização das matriculas e falou sobre a assinatura de um termo de responsabilidade por parte dos pais. 

- Esse termo contém uma pergunta, querendo saber se você é a favor ou não das aulas em forma de rodízio. Estamos fazendo isso para termos uma noção de como será o ano letivo, é mais um levantamento para nos auxiliar nas tomadas de decisões. 


Postar um comentário

0 Comentários