Piauí: Tendência de novas medidas restritivas para conter avanço da pandemia da Covid-19; cepa indiana no MA preocupa.

Governador Wellington Dias pode anunciar medidas rígidas para evitar avanço da Covid no PI

Por José Loiola Neto

Preocupação para conter o avanço da Covid-19 no Piauí passa pela necessidade de novos decretos, dessa forma, não está descartada a possibilidade de nas próximas horas, o governador Wellington Dias(PT) anunciar ações de combate a pandemia do novo coronavírus, que na prática seria um recuo às medidas restritivas afrouxadas na semana passada. 

Fica a expectativa para o que poderá ser decidido neste sábado(22/5) durante a reunião ampliada do Comitê de Operações Especiais-COE. O encontro que contará com a participação de vários representantes, incluindo um corpo de profissionais da saúde e ainda, o próprio governador Wellington Dias será decisiva para decidir sobre a publicação de novo decreto, que sairá entre o final da tarde de hoje ou mais tardar no domingo, entrando em vigor na segunda-feira

Ontem(21/5), o assunto já entrou em pauta durante uma reunião que contou com a presença do chefe do executivo estadual, secretário de saúde, Florentino Neto, secretário de governo Osmar Júnior e técnicos que auxiliam o governo em estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. 

Em entrevista após a reunião, o secretário de saúde Florentino Neto chamou a atenção para a necessidade de redobrar os cuidados no Piauí, mediante o fato da nova variante do coronavírus(leia cepa indiana), detectada no vizinho estado do Maranhão, durante esta semana. 

Florentino disse estar em constante contato com a Secretaria de Saúde do Maranhão, que por sua vez estabeleceu medidas eficazes, obedecendo a protocolos. 

- Estamos acompanhando esta dinâmica no Maranhão, e havendo necessidade quaisquer que sejam as medidas, desde as técnicas até as com protocolos sanitários serão adotadas. 

Conforme o secretário, todas as medidas estabelecidas nos decretos são baseadas nos dados epidemiológicos da semana anterior, e estes foram analisados durante a reunião desta sexta-feira, há no entanto, segundo Florentino, a necessidade de complementação dos dados, para tanto, técnicos da Secretaria de Saúde do Piauí farão na própria SESAPI e no Lacen a análise desses dados que irão nortear o COE para a tomada de decisão quanto a um novo decreto contendo medidas mais rígidas para frear a taxa de contágio da Covid. 

Por sua vez, Osmar Junior, secretário de governo não descarta a possibilidade de retroceder no que diz respeito as flexibilizações das medidas restritivas no Piauí. 

- Não há ainda decisão sobre isso, mas o governador está considerando todos os dados que estão sendo coletados pela equipe técnica da SESAPI. 

Postar um comentário

0 Comentários