Elesbão Veloso: Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira(20/8) a 19ª sessão ordinária de 2021, a última do mês.

Por José Loiola Neto

Principal ponto da reunião foi a discussão tem torno do problema do suposto desperdício de água no bairro Baixa do Curral. A vereadora Lais Lima Verde solicitou a adoção de providências por parte do poder público no que diz respeito a um poço existente no naquele bairro, sendo este perfurado em 24 de Novembro de 2019 pelo DNOCS e está por ser montado. 

- Solicitamos a montagem deste poço, tendo em vista que a população daquele bairro sofre com a escassez de água, sabemos que pessoas aqui da cidade vão lá em busca de água potável por isso solicitamos o equipamento do poço que servirá a toda comunidade, falou Lais. 

Por sua vez, a vereadora Elizeth Gomes Vieira Cavalcante lembrou que os problemas nos poços existente no município é algo recorrente. 

- Temos vários outros poços que estão nessa mesma situação da Baixa do Curral; são poços que foram perfurados, mas não foram montados para que as pessoas possam se beneficiar, portanto, há um problema muito sério nessa questão porque na gestão anterior foram perfurados vários poços e se encontram nessa mesma situação, de certa forma, não está resolvendo o problema da água que é de grande importância para a população, na Baixa do Curral pelo o que acompanhamos no noticiário, lá é um problema sério de água, já que tem um poço que não está abastecendo toda a comunidade. Solicitamos e pedimos que faça a montagem desse poços para contemplar a todos, disse. 

A propósito do tema, o vereador Flávio José de Moura, o Pinto Moura atual gerente da Agespisa em Elesbão Veloso cobrou maior atenção do poder público municipal(leia-se PMEV) para o caso e recordou que a gerência da água naquele bairro é da alçada do município. 

- Lá é competência do município desde que passou a condição de bairro, não tem nada a ver com Agespisa, ou a prefeitura toma de conta ou passa para a Agespisa, se houver essa alteração terá de colocar hidrômetro em cada uma das residências, falo isso, mas não tem nada conversado; por enquanto, a responsabilidade é do município que tem que providenciar, pedir uma equipe para ir até lá e analisar a situação porque o povo está pedindo socorro por água", relatou Pinto. 

O vereador Cícero Marcos Oliveira, o Cícero do Cabana elogiou a qualidade do poço existente na comunidade Baixa do Curral. Segundo ele, o reservatório gera cerca de 40 mil litros de água diários. 

- Ouvi na rádio o áudio de uma moradora da Baixa do Curral, ela dizia que no dia que reclama chega água, o que eu sei é que a bomba do poço é nova, o quadro é novo, então acreditamos que o problema está na distribuição, lá já houve até reuniões para solucionar o problema, sabemos que lá até hortas existem e está havendo desperdício, emendou Cícero do Cabana. 

Para a vereadora Graciosa, enquanto não houver uma permuta com relação a gerência da água na Baixa do Curral, com a implantação de hidrômetro, e assim doer do bolso, dificilmente haverá uma solução para o caso. 

- Entendo que pode até perfurar outro poço, mas o problema não será resolvido até porque não irei citar nomes aqui, mas me passaram mensagens dando conta que lá tem gente com criatório de peixes usando água desse mesmo poço, então não tem condições de chegar em um período desses, o poço pode ter a maior vazão de água, mas nesse período ele baixa, é preciso conscientizar para vê como tem que resolver, finalizou. 


Postar um comentário

0 Comentários