Ação do Desafio 8 é realizada em Elesbão Veloso através do NUCA, CREAS e Unidade Escolar José Martins


Alunos simularam uma sala de aula onde o professor explicava o sofrimento que os seres humanos que foram escravizados passaram na trajetória para o Brasil e durante sua trajetória e sua estadia enquanto escravo no Brasil.
No dia último dia (19) de novembro de 2019 aconteceu na Unidade Escolar José Martins localizado a Avenida Benedito Portela Leal S/N, Bairro Fátima a ação do Desafio 8:

Promover práticas de enfrentamento ao racismo realizada pelo NUCA- Núcleo Felipe Cairo em parceria com o CREAS e a escola municipal José Martins ( Anexo) em prol do combate ao racismo e aos demais tipos de preconceitos. A atividade faz parte da ação 8.1.2 Durante o evento foi lembrado a importância da data comemorativa de 20 de novembro dia da Consciência Negra através de teatro sobre o tema, desfiles com a escolha da beleza negra, palestra e fala dos professores da Unidade Escolar como o professor de História Cleilton Mendes e a professora de Português Cecília Régia e convidados como as conselheiras tutelares Claudia e Tayza e a professora Iêda Lima.

Todos os convidados enalteceram a importância de os alunos e a sociedade em geral se aceitarem e se respeitarem independente da cor da pele, reforçaram a importância da educação como forma de mudança de vida e de mentalidade.

O ponto alto do evento foi o desfile para escolha da beleza negra ao som de músicas alegres os alunos mostraram toda sua empolgação natural dos jovens dessa faixa etária.

Durante o teatro os alunos simularam uma sala de aula onde o professor explicava o sofrimento que os seres humanos que foram escravizados passaram na trajetória para o Brasil e durante sua trajetória e sua estadia enquanto escravo no Brasil. A cena que os alunos entram amarrados e são chicoteados pelo feitor retrata bem a situação desumana pela qual passaram. A contribuição dada pelos negros também foi lembrada na cultura, culinária e economia.

O desafio 8.1.2 foi cumprida de forma satisfatória.

Postar um comentário

0 Comentários