Diretor da Infatec Agamenon Santa Cruz fala sobre a implantação do Saicovid em Elesbão Veloso.

Agamenon Santa Cruz é diretor da Infatec Soluções Tecnológicas 
Por José Loiola Neto

Esteve em Elesbão Veloso nesse último sábado(18/04/2020), acompanhando a finalização das instalações do sistema SAICOVID-19, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, o diretor-gerente da Infatec Soluções Tecnológicas, empresa do ramo de software, sediada em Teresina, e que acaba de desenvolver a ferramenta com vistas a auxiliar profissionais de saúde e pacientes no que diz respeito ao enfrentamento ao novo coronavírus.

Na oportunidade, em entrevista ao Portal T4, Agamenon Santa Cruz destacou que o SAICOVID é uma ferramenta popularizada que vem de encontro transformar a informação, noutras palavras, é uma forma de também combater as falsas notícias num tempo em que elas se disseminam muito rapidamente.

- A população precisa saber de informações corretas, e essa informação correta é crucial na luta contra esse vírus, algo que as pessoas precisam ficar bem atentas porque esse vírus é algo que nos deixa abismado com o que acontece e com o que vai acontecer.

Segundo Agamenon, o SAICOVID une as secretarias de saúde aos postos de saúde, hospitais, UBS´s e Agentes de Saúde, sendo estes últimos um elo de ligação direta com a comunidade por ser conhecedor da sua área mapeada para atuação rotineira, sabendo quem de fato tem algum problema de saúde.

- Ele(ACS) sabe quem tem diabetes, pressão alta ou realiza algum tratamento renal ou oncológico, a partir daí, essas informações vem para dentro do SAIC como um dest BOT, uma espécie de painel, dessa forma, o cidadão fica em casa, ele baixa o aplicativo, da sala de controle, o médico atende esse cidadão por um chat, uma espécie de bate papo como no Wattsapp, só que ai é uma aplicação de telemedicina, uma aplicação onde está criptografado os dados do cidadão que está sendo atendido e do outro lado tem um médico com a responsabilidade de orientar esse cidadão.

O diretor da Infatec observa que essa ação evita o acúmulo de pessoas em filas de hospitais e UBS´s, quando em alguns casos, através de uma conversa com o paciente por meio desse aplicativo poderá haver a solução, já que o sistema é dotado de IA(Inteligência Artificial), ou seja, é capaz de fazer uma nomenclatura das 10 perguntas respondidas pelo paciente, a partir dai, de acordo com a pontuação direciona para amarelo ou vermelho, se for para verde não passa para prática de telemedicina, retonando para o paciente informando que o estado de saúde dele é bom.

- O SAICOVID é um serviço de telemedicina em massa e ele não poderia ser feito se não fosse via tecnologia. Nos dias atuais, a maioria das pessoas possuem um celular, mesmo quem mora na zona rural geralmente está na cidade tem como pegar internet e ter wattsapp por exemplo, e essas informações irá atender entre 70 a 80% da população de Elesbão Veloso. Essa ferramenta é inovadora, é pioneira, somos pioneiros no Piauí e no Brasil, foi implementado pela primeira vez em Pimenteiras, está funcionando, aqui em Elesbão Veloso a partir dessa segunda-feira(20), o aplicativo poderá ser baixado através de links compartilhados em grupos de wattsapp, na quarta vamos disponibilizar esse link nas lojas de stories e play stories inclusive com uma participação do Hospital São Marcos, parceiro neste momento conosco.

O SAICOVID recém-implantado na Secrataria de Saúde de Elesbão Veloso será útil não apenas como ferramenta auxiliadora no combate ao novo coronavírus, mas segundo Agamenon Santa Cruz é um projeto de sustentabilidade ao longo da vida do próprio município, já que por meio dele a Secretaria de Saúde poderá monitorar por rua quem são as pessoas que tem diabetes, que tomam medicação controlada etc.

- A INFATEC procura criar sistemas que geralmente são sustentáveis, é como se fosse um ecossistema e vem para atender a secretaria como um todo, esse processo agora tem como frente informar as pessoas com sintomas de coronavírus, mas ele tem a capacidade de atender a todos que fazem parte do grupo de risco e a população de uma forma geral.

Ao final, o diretor da Infatec falou a respeito do trâmite para implantação do sistema SAICOVID na Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso, onde em princípio foi tratado com a secretária Maria Augusta-TINDU e o prefeito Ronaldo Barbosa, ocasião em que foi mostrada a proposta com a finalidade de dá assistência aos munícipes em tempos de luta árdua contra o novo coronavírus.

- Por ser filho da terra, a gente não está cobrando nada pelo sistema, o que a gente está instalando aqui é um piloto, o que a gente está solicitando é apenas equipamentos, não estamos cobrando licença de uso, o que é isso?. Todo software, todo aplicativo quando é para sistema de público sendo de uma empresa privada é cobrado uma licença de uso, e aqui nós estamos fazendo a doação da aplicação, ou seja, nesse projeto piloto o município só está custeando os equipamentos, em suma, a população está sendo beneficiada com a aplicação e a ferramenta no uso dessa licença.








Postar um comentário

0 Comentários