Elesbão Veloso: Com apoio do diretor da Infatec Agamenon Santa Cruz, Secretaria de Saude implanta sistema de monitoramento da Covid-19.

Estrutura do sistema SAICOVID instalada na Secretaria de Saúde em Elesbão Veloso
Por José Loiola Neto

Em tempos de luta e enfrentamento ao novo coronavírus(COVID-19), a Secretaria Municipal de Saúde de Elesbão Veloso ganha uma ferramenta que vai auxiliar no monitoramento de possíveis casos da doença.

Com apoio logístico do diretor da Infatec - Soluções Tecnológicas, Agamenon Santa Cruz(AGAMENONO DO SANTIN) foi implantado nesta quarta-feira(15/04/2020) uma sala de tele-atendimento SAICOVID-19, em suma, trata-se de um aplicativo integrado ao Sistema de Saúde tendo em vista a agilização do trabalho e promover o controle da Covid-19.

A sala foi dotada de três máquinas novas com monitores cada uma com 32 polegadas, e webcam para acesso on-line. Por enquanto, o sistema está na plataforma inicial, nos próximos dias, o trabalho será consumado.

Ouvido pelo Portal T4, o farmacêutico e representante demonstrativo de plataforma digital junto a Infatec - Soluções Tecnológicas, sediada em Teresina Jardson Geovane Sousa Campelo deu-nos uma noção quanto ao funcionamento da estrutura, que visa sobretudo auxiliar equipe médica e disponibilizar aos usuários do sistema de saúde um canal onde eles possam não apenas tirar suas dúvidas, mas também saber o momento certo de quanto de fato se dirigir ao hospital para uma possível triagem.

- Elesbão Veloso está ganhando esse sistema que irá beneficiar os cidadãos para que se faça o monitoramento de todas as pessoas da cidade para que elas não se desesperem sem que tenham alguma informação dos órgãos públicos referente a atual situação da pandemia de Covid-19.
Jardson Geovane 
Jardson Geovane informou que o sistema irá mapear as pessoas que integram o chamado 'grupo de risco', foco para os visitantes e filhos ausentes que chegam a cidade, a partir da utilização de um termómetro de testa com infra-vermelho.

- Vamos também envolver um Chatbot, onde vai ter um atendimento on-line com profissionais da saúde para tirar todas as dúvidas. As pessoas não precisam se desesperar em momentos em que devem ficar em casa que é o ideal, ao invés de ficar saindo pelas ruas procurando ajuda, sendo que a gente irá disponibilizar isso.

A central montada na Secretaria de Saúde com suporte tecnológico da Infatec Soluções Tecnológicas será capaz de mapear todos os cidadões que tenham o número do SUS ou não, para tanto está disponível um aplicativo na plataforma digital para usuários de aparelhos celulares Andróide e iOS, tablet ou computador.

- A intenção é também evitar aglomerações, porém, o nosso intuito não é fazer vigilância, ninguém consegue fazer isso, o sistema será voltado e dentro dos melhores padrões com diretrizes destinadas pela Organização Mundial da Saúde-OMS. Todas as orientações necessárias e o que estiver por vir vamos está implementando no sistema.

O SAICOVID-19 está tendo uma boa adesão prova disto é que a mesma já foi implantada em Pimenteiras-PI e tem havido a procura de outras cidades do Piauí e até outros estados. Para Jardson Geovane é um sistema que tem um custo acessível, onde o foco principal é ajudar a população, "aproximando" através do celular médico e paciente.

AGRADECIMENTOS DO PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE

O prefeito de Elesbão Veloso, Ronaldo Barbosa e a secretária da saúde Maria Augusta Soares Macedo-TINDÚ agradeceram ao diretor da Infatec - Soluções Tecnológicas, empresário Agamenon Santa Cruz pela doação da estrutura do SAICOVID-19 para o município.

- Essa ferramenta irá nos ajudar bastante, será uma grande aliada na luta e combate a Covid-19 aqui em Elesbão Veloso, além disso vai auxiliar no trabalho com as equipes de saúde no município, agradecemos por tudo, é um programa de grande valia, disse Tindu.

A previsão é que o sistema SAICOVID-19 esteja funcionando num prazo de 15 dias aproximadamente. Até lá serão feitos reajustes, um deles, o acesso ao banco de dados junto a Secretaria de Saúde para agilizar a execução do sistema.

Postar um comentário

0 Comentários