Elesbão Veloso: Em nota, coordenador do setor de vacinas junto a SMS lamenta morte de jovem estudante e explica sobre estoques de antídotos


Por José Loiola Neto

Após a enorme repercussão motivada pela morte da  estudante e modelo elesbonense Caroline Mendes do Nascimento, 17 anos, domingo passado(5/7/2020), por envenenamento, depois de ter sido picada por um escorpião, sábado passado(4 de julho), em sua casa, no Matias, algumas das autoridades de saúde em Elesbão Veloso vieram a público esclarecer a respeito do tão cobrado soro antiescorpiônico não disponível na sala de vacinação do Hospital Estadual Norberto Moura-HENM, motivo de críticas por grande parte de população. 

Uma das autoridades a se posicionar sobre o fato foi o jovem Isaac Loiola, enfermeiro e atual coordenador do setor de vacinas junto a Secretaria Muni. 

Em nota encaminhada ao Portal T4 ele detalha a respeito do estoque de soros no município bem como o processo para que estes sejam disponibilizados pela Ministério da Saúde às Regionais de Saúde. Abaixo a íntegra da nota.

Essa foi a última nota informativa repassada à Secretaria Municipal de Saúde-SMS de Elesbão Veloso-PI sobre a distribuição dos imunobiológicos referente ao mês de maio/2019. Desde então, nenhuma outra foi repassada ao nosso e-mail. Contudo, o conteúdo nela informa que, desde o citado momento ... "os soros antivenenos foram distribuídos, conforme análise criteriosa realizada pela Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis (CGDT) deste Ministério da Saúde, considerando a situação epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, as ampolas utilizadas em cada Unidade Federativa, bem como os estoques nacional e estaduais de imunobiológicos disponíveis, e também, o cronograma de entregas a serem realizados pelos laboratórios produtores. Destaca-se que a situação atual de fornecimento dos soros antivenenos e soro antirrábico humano permanece delicada e de forma parcial. Este cenário deve - se as constantes reprogramações apresentadas pelos laboratórios produtores, como é o caso do Instituto Vital Brasil - IVB e a suspensão da produção dos soros pela Fundação Ezequiel Dias – Funed, para cumprir as normas definidas por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Anvisa. Corrobora com esta situação as pendências contratuais destes laboratórios produtores, referentes aos anos anteriores, o que impacta diretamente na distribuição desses imunobiológicos às Unidades Federadas".


De acordo com o site do Ministério da saúde, "com a redução na produção dos soros antivenenos, os quantitativos que foram entregues ao Ministério da Saúde sofreram uma diminuição de aproximadamente 50% nos últimos 2 anos, impactando diretamente no abastecimento da rede de atenção à saúde de todo o país." LINK: https://www.saude.gov.br/o-ministro/970-saude-de-a-a-z/animais-peconhentos-aranha/24972-nova-abordagem-ao-tratamento-em-situacao-de-escassez-de-antivenenos


Em conversa com as coordenadores da Rede de Frio de Teresina-PI e com a responsável pela distribuição dos imunobiológicos críticos da 7ª Regional em Valença - PI, fomos informados a mesma coisa citada acima, que a Rede de Frio recebe poucos soros antipeçonha e que a mesma é liberada de forma parcial e em pequena quantidade para as regionais de saúde do estado ficando alocadas e quando necessárias utilizadas.


Ainda conforme o site do Ministério da saúde, "o soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). As ampolas são enviadas pela pasta aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios e pela definição estratégica das unidades de referência para o atendimento destes casos. Essa logística deve ser feita de acordo com a situação epidemiológica de cada região e os estados possuem também autonomia para remanejar o soro de uma cidade para outra quando necessário." LINK: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45090-picada-de-escorpiao-saiba-os-cuidados-e-o-que-fazer-em-caso-de-acidente


Recomenda-se que as Secretarias Estaduais de Saúde continuem com a proposta de alocação estratégica dos referidos antivenenos... LINK: https://www.saude.gov.br/o-ministro/970-saude-de-a-a-z/animais-peconhentos-aranha/24972-nova-abordagem-ao-tratamento-em-situacao-de-escassez-de-antivenenos


Em janeiro de 2020, a SMS de Elesbão Veloso-PI solicitou junto a 7ª Regional de Valença, ampolas de imunoglobulinas críticas, das quais vieram todas, menos a de soro antiescorpionico (SAE) e a de soro antiaraccdônico (SAAr), provavelmente por motivos já supracitados.


Então, em virtude do fato ocorrido nesse fim de semana, nós da Secretaria de Saúde Municipal de Elesbão Veloso-PI lamentamos profundamente a perda da menina Caroline Mendes e informamos que estamos sempre à disposição da população para melhor atender.

Que Deus conforte o coração de todos os familiares.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ou seja, uma morte que poderia ter sido evitada, uma vida que se foi por má gerência administrativa.
    Lamentável.

    ResponderExcluir