POR CAUSA DA PANDEMIA- Atendendo a recomendação do MP, padre Miguel Junior anuncia cancelamento do "passeio da fé" e descarta movimento nos festejos: "não existe barraca este ano"

Padre Miguel Junior falou sobre cancelamento do passeio da fé e confirmou que não haverão barracas

Por José Loiola Neto

Durante participação no flash informativo noticioso na Eldorado FM, no quadro “Assunto do Dia” com Felipe Costa, nesta quarta-feira(16/09), Miguel Júnior, pároco em Elesbão Veloso anunciou o cancelamento do "passeio da fé", evento que deveria contar com a presença de motociclistas e ciclistas e que iria acontecer na sexta-feira, antecedendo a abertura dos festejos da padroeira Santa Teresinha, previsto para sábado, dia 19/9. 

Conforme o religioso, a medida atende a uma recomendação do Ministério Público(MP) em Elesbão Veloso, na pessoa do promotor José William Pereira Luz, que reunido com representantes da Vigilância Sanitária e tendo em vista conter a disseminação do novo coronavírus(COVID-19) no município achou por bem suspender o evento. 

Importa lembrar que essa decisão também é voltada ao setor político, sendo assim, está vetado à realização de comícios e carreatas pelas duas coligações envolvidas na disputa do pleito eleitoral na cidade. Para Padre Miguel, a decisão do representante do MP foi coerente. 

- A gente vem lamentar, mas ao mesmo tempo agradecer por conta da situação que a gente se encontra e também por essa atitude que eu acredito ser bonita e comunicativa do nosso promotor de justiça que decidiu por não ter carreatas nem na pré-campanha nem na campanha, ele sugeriu também à igreja que não fizesse carreata, na verdade esse passeio que a gente pensava em fazer com donos de motos e bicicletas e alguns carros. 

O padre pediu a compreensão da comunidade católica em face o cancelamento do passeio da fé. Ademais, comunicou que as ações da igreja para marcar a abertura das festividades em louvor a Santa Teresinha se restringirá a peregrinação da imagem por algumas ruas da cidade.

- Mas não haverá motos nem bicicleta, apenas dois carros de som, um na frente, outro atrás, a gente pede a compreensão da comunidade elesbonense e que acolham a santa. 

Perguntado pelo repórter Felipe Costa sobre a possibilidade da instalação de barracas, algo tradicional no período das festividades da padroeira, o padre foi enfático em dizer que esse ano, motivado pelo cenário pandêmico que enfrentamos, o momento não é para aglomerações.

- A pandemia ainda não acabou, ainda não foi embora do nosso convívio e a gente está vendo com todo respeito aos comerciantes, os donos de bares, os exageros, a loucura, o desespero; eu acho que não é por ai, a gente vai ter todo uma vida para festejar. No momento a gente precisa se unir, somar forças, por isso agradeço a promotoria do nosso município. Quanto às barracas, não existe barraca este ano, este ano não tem e a gente pede a compreensão aos donos de trailleres que ficam na frente da igreja para que possam ter um protocolo, uma coisa organizada para que não hajam aglomerações. 

Padre Miguel Junior finalizou fazendo um alerta a comunidade, deixando claro que a pandemia do novo coronavírus não passou e chamou a atenção para a possibilidade do surgimento de um novo surto, podendo causar a perda da vida de pessoas por causa do relaxamento. 

- Eu reforço: não haverá barraca nem embaixo nem aqui em cima, não tem comida nem bebida. A igreja só vai celebrar a liturgia, só temos a missa, a igreja não vai vender nada. Acho que os donos de trailleres deveriam colaborar com as autoridades, com a sociedade, eu sei que todo mundo precisa de um trocado, mas aos poucos a gente vai se recuperando. Peço também aqui a compreensão dos pais dos jovens, é importante que conversem com eles. Rezo para que haja compreensão entre as pessoas. 


Postar um comentário

0 Comentários