Elesbão Veloso- Contra a Covid-19, coordenador da Vigilância Sanitária Danilo Sousa diz que município seguirá decreto do governo e pede apoio da população: "a doença ainda está aí"

Danilo Sousa, atual coordenador da VS em Elesbão Veloso

Por José Loiola Neto

O coordenador da Vigilância Sanitária em Elesbão Veloso, fisioterapeuta Danilo Sousa concedeu entrevista ao repórter Felipe Costa durante o "Flash Informativo da Tarde" na Fm Eldorado, nesta quarta-feira(24/02/2021), oportunidade em que foram tratados dentre outros temas o decreto publicado pelo governo do estado, dia passado, o qual propõe toque de recolher de segunda a sexta-feira e lockdown parcial, durante o final de semana, restringindo o funcionamento de alguns setores 

Em princípio, Danilo pediu a colaboração de todos os elesbonenses, sobretudo por entender que o cenário atual deixa explicito a sobrecarga no sistema de saúde, a partir da lotação dos leitos de enfermaria e UTI Covid, além disso, a oferta de vacinas ainda está aquém do previsto. 

- Estamos aqui para pedir a população que colabore porque a doença ainda está ai, infelizmente as nossas vacinas estão chegando aos poucos, mas estão chegando, mais longe estiveram, entretanto estamos aqui para pedir a colaboração do povo.

O coordenador da Vigilância Sanitária lembrou do 'toque de recolher' proposto pelo governo do estado, que vigora a partir desta quarta-feira(24/2) até o dia 7/3, propondo o isolamento das pessoas das 23h às 5h da manhã.

- Isso quer dizer que qualquer pessoa que esteja na rua e que não seja justificada sua circulação naquele horário pode ser conduzida até uma delegacia de polícia, dessa maneira, fica proibida a circulação de pessoas, a PM ou Vigilância Sanitária poderá agir encaminhando essa pessoa a uma DP, não queremos fazer isso, por isso estamos aqui no intuito de consciencializar as pessoas. 

Danilo Sousa também enfatizou acerca das alterações sofridas no novo decreto, este em determinado ponto frisa sobre o comércio considerado 'não essencial', que deverá encerrar suas atividades às 17h, no entanto ele garante que já presenciou em Elesbão Veloso lojas que ultrapassaram este período. 

- Não queremos multar ninguém, estamos em busca de entendimentos. 

Sobre os bares, conforme o novo decreto, se antes poderiam funcionar até 23h, agora estarão autorizados exercer suas atividades de segunda a sexta-feira até às 22h. 

Em relação ao lockdown parcial, previsto para sábado e domingo, estes estabelecimentos estarão fechados, estando autorizados apenas o serviço de delivery. O mesmo critério vale para pizzarias e lanchonetes.

Quanto as escolas particulares, que principiou o ano letivo com aulas presenciais, o coordenador pediu que a direção de cada escola observe alunos e funcionários e pediu que em caso suspeito, ao manifestar qualquer sintoma do coronavírus se afastem imediatamente. 

Em relação as escolas vinculadas a rede municipal, as aulas estão prevista para começar na próxima segunda-feira, dia 1º de Março, em regime remoto, a exemplo do restante do ano letivo 2020. 

Atividades religiosas também terão restrições conforme o novo decreto, desta maneira, cada templo poderá disponibilizar apenas 30% da capacidade para os encontros e celebrações religiosas. 

Por sua vez, as academias foram colocadas no segmentos essenciais, sendo assim, não haverá necessidade de restringir seus serviços, contudo fica recomendado o cumprimento do protocolo sanitário, que inclui o uso de máscara no recinto, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. 

Postar um comentário

0 Comentários