Elesbão Veloso: Danilo Sousa diz que Secretaria de Saúde disponibiliza de testes para Covid-19 mas salienta a importância da avaliação médica: "não podemos sair testando toda pessoa"

Testes Covid-19. imagem ilustrativa. 

Por José Loiola Neto

Hoje(24/02), a Secretaria de Saúde realizou doze testes de Covid-19 em pessoas de uma mesma família, que manteve contato com uma pessoa que testou positivo. Todos apontaram resultado negativo para o novo coronavírus. No momento, a cidade tem dois casos ativos para doença. 

Aos arredores de Elesbão Veloso, a situação é oposta, casos de Valença do Piauí, que anunciou lotação dos leitos Covid-19 no último domingo, e momento mais complicada vive Aroazes, que em apenas uma semana contabilizou mais de 60 casos de covid e registrou um óbito, semana passada. 

Fisioterapeuta Danilo Sousa

O fisioterapeuta Danilo Sousa, coordenador da Vigilância Sanitária em Elesbão Veloso considera 'tranquila' a situação atual no município, no entanto, não quer dizer que as regras de combate ao coronavírus devam ser afrouxadas. Por outro lado, ele discordou da maneira como parte da população vem cobrando e questionando o serviço da equipe que atua na linha de frente de combate a Covid-19 no município. 

- O povo fica cobrando que Aroazes teve vários casos, infelizmente, quem é que quer esse monte de casos em sua cidade?, foi um surto que deu lá, uma falta de cuidado, as vezes uma família prolifera o vírus. Graças a Deus aqui em Elesbão Veloso está controlado, não sei até quando, eu peço a Deus que até o fim da pandemia, espero que esse vírus não se prolifere mais aqui em nossa cidade porque você perder um ente querido é complicado. Mas o que eu vejo é: se tem casos, a Vigilância Sanitária é culpada, se não tem, tá errado, porque não tem caso, mas estamos fazendo nosso trabalho. 

Danilo garantiu que a Secretaria de Saúde está fazendo testes, porém, atendendo aos protocolos recomendados.

- Temos mais de 200 testes disponíveis, só não podemos sair testando toda pessoa que estiver na rua, a pessoa tem que passar por um protocolo de avaliação médica para ser submetida ao teste. 

Ele ressaltou que dado o momento climático atual, o chamado período chuvoso em Elesbão Veloso, algumas pessoas apresentam sintomas típicos da rinite alérgica e sinusite, confundidas com algumas manifestações clínicas da Covid-19. 

- Daí esse paciente precisa ir ao hospital para ser avaliado por um profissional para então saber se está ou não com Covid, o médico é o profissional qualificado para isso. Não existe essa coisa de ir para praça e fazer testagem em todo mundo. 

Danilo lembrou que o teste rápido disponibilizado pela Secretaria de Saúde para apresentar resultado conclusivo, a pessoa precisa está no mínimo sete dias de exposição ao vírus. 

- Se a pessoa se expor ao vírus dois ou três dias, na Secretaria de Saúde ou em qualquer outro lugar do mundo, você faça esse teste rápido ele apresentará resultado negativo, mas com sete dias ele dará positivo, dai precisa ter esse cuidado. 

Postar um comentário

0 Comentários