Elesbão Veloso: Prédio da Escola José Martins passa por vistoria para reforma.

U.E.José Martins, a mais antiga escola pública em Elesbão Veloso

Por Felipe Costa

Acompanhados da supervisora da rede estadual de ensino do município de Elesbão Veloso; Aracelly Sales, foi que o engenheiro Leonel e a Cadista Ádina fizeram a inspeção no prédio. Este de 1948, que foi desativado com a versão de alego sobre a estrutura principalmente do teto.

Uma vez indagado, o engenheiro Leonel afirma que é possível uma reforma sem demolição.
 

-O prédio está em condições de ser reformado sim! Só que é uma reforma que vai abranger a demolição de algumas áreas e um reforço na estrutura, a reforma do telhado, ver a parte da madeira que está comprometida, mas não há necessidade de demolição total não., afirma Leonel!

A cadista, Ádina, tinha consigo a planta e mapeamento da área e do prédio em si. Onde fez algumas alterações para ser feito o processo de reforma.
 

- Não tem muita divergência da planta! Existem algumas dependências que não estavam na planta que eu adicionei aqui, para ser feito o processo de reforma"

A iniciativa de reforma também se dá pelas solicitações feitas tanto pelo ex-prefeito Ronaldo Barbosa, quanto pelo atual prefeito Rafael Barbosa.

Acompanhado tudo de perto, também esteve presente a secretária de educação Maria Reis, e o agente de portaria da rede estadual do município; Reivaldo Nogueira (Bibí).
 

Ainda na opinião do agente de portaria, tais desgastes e ações de vândalos, poderiam ter sido evitada mantendo o efetivo de vigias, mesmo com a unidade de ensino desativada.
 

O modelo arquitetônico da escola é singular, manual, característico daquela época e que vale a pena ser mantido, considerando também o patrimônio representativo que essa escola tem para a nossa cidade.

Para a secretária municipal de educação, ver a escola naquele estado, é motivo de tristeza. O mesmo sentimento partilha a supervisora de ensino, que se colocou a disposição para ajudar no que for preciso.

De fato, para a surpresa deste comunicador, ainda não tinha me deparado com tal cenário de destruição e de resultados de ações de vândalos. Foram arrancadas algumas portas de material muito resistente e outros objetos materiais. Torcemos para que o projeto saia do papel e tudo der certo.









Postar um comentário

0 Comentários